sexta-feira, 17 de abril de 2009

Metodologia Triangular

Releitura e Análise das Obras de Arte
Nas últimas três décadas, importantes mudanças de foco ocorreram no ensino de Arte no Brasil.
Seguindo uma via aberta especialmente por arte-educadores norte-americanos, ainda na década de 1960, as novas concepções de aprendizado artístico que têm se firmado em território brasileiro propõem, entre outras coisas, uma revisão crítica da noção de livre expressão e colocam francamente em cheque a idéia ainda muito difundida de que o desenvolvimento artístico – especialmente o da
criança – se processa de maneira espontânea e auto-expressiva.
Na contra-corrente da tendência da livre expressão, autores como Edmund B. Feldman, Thomas Munro e Elliot Eisner frisaram o quanto o desenvolvimento artístico é, na verdade, o resultado de um aprendizado complexo: ele depende de um esforço ativo e – ao menos em parte – consciente na resolução daquelas questões que se apresentam na medida em que se ensaiam tentativas de transformar em objetos acessíveis aos sentidos idéias, aspirações ou sentimentos. Esse processo de aprendizagem pode, em certa medida, ser orientado por um professor, que encontra nessa tarefa uma maneira efetiva de contribuir para a educação artística, seja da criança, seja do adulto.
Para que uma tal mudança de concepção ocorresse, foram certamente importantes as transformações análogas ocorridas no front operacional da arte: da mesma maneira como o desprestígio da idéia de um ensino artístico formalizado tinha atingido o seu ponto culminante no imediato segundo pós-guerra, simultaneamente ao predomínio quase absoluto de poéticas neoromânticas (expressionismo abstrato, arte informal etc.), o surgimento, a partir dos anos 1960, de uma procura por critérios mais objetivos para a arte-educação se encontrava em sintonia com a emergência de novas poéticas, que não mais punham no centro de seus programas a originalidade ou a expressão individual do artista. Precedido pelo Surrealismo e sua celebração dos chamados pompiers – os artistas acadêmicos oitocentistas –, foi este caso, da minimal art, da op art, da pop arte que chegou ao ápice nos anos 1980, com “a implosão de nostalgias passadistas e o difuso direcionamento ‘pós-moderno’ às mídias tradicionais” (Pinelli, 2005, p.44).
No Brasil, a encarnação mais difundida dessas recentes tendências do ensino artístico é, sem dúvida, a chamada Metodologia ou Proposta Triangular, sistematizada pela arte-educadora Ana Mae Barbosa na década de 1980, e que envolve, como o próprio nome sugere, o trabalho em três vertentes mentais e sensoriais distintas: o fazer artístico, a leitura da obra de arte e contextualização da arte (Barbosa, 1998, p.33). Em finais dos anos 1990, quando da redação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Arte (Brasil, 1997), a Metodologia Triangular se converteu em, nada mais, nada menos, do que o fundamento oficialmente proposto pela Secretaria de Educação Fundamental do MEC para orientar o ensino artístico no Brasil.

14 comentários:

  1. NOME : LUIS PAULO DIAS DE SOUZA DA SILVA
    SERIE :7 TURMA : C

    Renascimento :

    O video transmite a arte da idade media ,o video está muito bom .O video também passa uma explicação da arte ao aluno ,muito bom gostei de verdade !

    ResponderExcluir
  2. NOME : LUIS PAULO DIAS DE SOUZA DA SILVA
    SERIE :7 TURMA : C

    Renascimento :

    O video transmite a arte da idade media ,o video está muito bom .O video também passa uma explicação da arte ao aluno .Marília continue assim ,você é uma otima profissional ...Gostei muito do video ,espero futuramente poder ver outros videos tão bons como esse .

    ResponderExcluir
  3. Nome: Yolanda
    série: 8ª A MATUTINO

    OBS: VISITA O BLOG DA MINHA EQUIPE DE 'JORNALISMO' TAMBÉM, E DEIXA UM COMENTÁRIO: http://quintetofantastico66.blogspot.com



    TEMA: EXPRESSIONISMO

    O filme retrata de um pintor Eduardo Munch, que nasceu em Noroéga em 1863 que começou a pintar em 1880, quando morava em París ele pintou o quadro "o GRITO" que expressava, angústia e desespero, acho que a partir do momento que ele pintou o quadro ele sentiu uma inspiração muito grande para pintar, pois muito bonito o quadro, muito interessante e só quem tem olhos que sabem ver de verdade, encherga o que o pintor quis expressar.!

    Profª este blog está maravilhoso, espero que conitnue assim!!

    Quandoo deer, euu dô um puliinho aquii dinovoo ookk?

    :O


    beeeeeeejOo

    ResponderExcluir
  4. Aluno-Adão oliveira de lima
    Série-7ºE
    Data-10/05/2009

    Eu achei o vídeo renascimento um navegamento para o ensino renascentista,gostei bastante desse vídeo espero que mais vídeos iguais a esse sejam feitos com outros temas...

    ResponderExcluir
  5. Aluno=Jonatan luis conceição dos santos
    Série=7ªb
    data=11-05-2009

    TEMA:RENASCIMENTO

    EU achei muito importante esse video porque nos ensina a valorizar e a nos dedicar a arte,não só na pintura, mas na arte de um modo geral.Porque é através da arte, é que expressamos nossos sentimentos e nossas emoções.Apesar de estarmos no século 21, onde as coisas tem mudado bastante,aumento da crminalidade,da rebeldia e da falta de amor, espero que surja muitas pessoas que amem a arte.Professora gostei muito.abraçossssssss!

    ResponderExcluir
  6. Achei o video muito interresante falando sobre pinturas que nem todos dão valor.O video esta falando de pinturas que são muito interresantes pra algumas pessoas que gostam da arte como a pintura o "GRITO" feita por Eduardo Munch em 1880
    que achei muito interresante so gente que entendir mesmo da arte pra mostra o que ele quis expressar sobre a pintura que e muito bonita e interresante...

    Patricia Pena
    8ºSerie Turma A
    Turno Matutino

    ResponderExcluir
  7. Sidnei marcos 8b .

    Professora gostei muito do vidio expressionismo não sabia que á arte espreçava tantas coisa asim pra mim á arte era asim um dezenho eu vejo as obra de artes não sei o que elas querem mi dizer e so asim , eu vir perçeber o que aquela obra de arte que a senhora entrego na sala queria dizer . gostei muito até mais ...........

    ResponderExcluir
  8. Bom Dia!
    Professora eu achei criativo esse seu blog e esse video sobre o expressionismo assisti,E sobre a lei do Artigo Constitucional n*46 Não constitui ofensa aos direitos autoriais.
    Bjss

    ResponderExcluir
  9. oi!
    eu achei super interessante a história do expressionismo.o expressionismo deu inicio no século 20 e fim no século 19!
    eu não tinha conhecimento ainda disso,mas depois que eu vi o vídeo tive mas conhecimento!
    aluna=márcia c. s. silva
    série=8c
    turno=vespertino
    prof=marília

    ResponderExcluir
  10. A arte triangular é bastnate interessante embora não seja das minhas preferidas, mais comentando sobre os videos a, ano passando quando estudei renascimento eu adorei foi o assunto que mais gostei, hoje estou estudando o expressionismo embora ainda não me chame tanta a atenção digamos não me faça criar uma paixão, é uma arte bem complexa.

    ResponderExcluir
  11. eu achei muito interresante a história do expressionismo.
    não tinha conhecimento ainda , mais agora estou tento oportunidade e achei bastante interessante.

    ALUNA -JOsiene Purificação dos Santos
    SERIE _ 8º c
    TURNO - Vespertino

    ResponderExcluir
  12. catahrine do carmo 7c
    muito interesante o video as escuturas humanas bastante interesante que era representada quase nua na grecia antiga

    ResponderExcluir
  13. As imagens do video fazem parte do acervo histórico que é patrimonio cultural da humanidade.
    Alan de jesus 7c

    ResponderExcluir
  14. ACHEI FANTASTICA AS SUAS POSTAGENS,PARA NOS QUE ESTAMOS EM BUSCA CONSTANTES DE INFORMAÇOES

    ResponderExcluir