quinta-feira, 14 de maio de 2009

Murais Modernistas fazem da Escola Parque uma grande galeria de arte


LEGENDA DAS ILUSTRAÇÕES
Fig. 1 e 2. Maria Célia Mendonça. Óleo sobre madeira compensada. A transformação da matéria.
Fig. 3 e 4. Mário Cravo. Têmpera sobre madeira compensada. O homem e a máquina.
Fig. 5 e 6. Jenner Augusto. Afresco. A evolução humana.
Fig. 7 e 8. Carybé. Têmpera sobre madeira compensada. A energia.
Fig. 9 e 10. Carlos Mangano. Têmpera sobre madeira compensada. A evolução humana.

O Complexo Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque ) projeto arquitetônico de Diógenes Rebouças, localizado no bairro da Caixa D'Água, criada pelo educador Anísio Teixeira, na década de 50, possui um grande tesouro artístico , que reflete os ecos do modernismo na Bahia, reunindo murais dos principais artistas da cena baiana da época , Jenner Augusto ( A evolução humana ), Mário Cravo ( O homem e a máquina), Carybé (A energia), Carlos Mangano (A evolução humana) e a figura feminina de Maria Célia Mendonça ( transformações da matéria).
Os cinco murais do pavilhão de trabalho, assinados por Mário Cravo, Carybé, Jenner Augusto, Maria Célia Mendonça e Carlos Mangano, com temas como 'o homem e a máquina', 'a energia' ou 'a evolução humana', encomendados pelo próprio Anísio Teixeira. Os dois principais painéis, de 20 metros de largura por 12 de altura, foram feitos por Cravo e Carybé, que utilizaram a técnica de têmpera a ovo sobre compensado, os afrescos de Jenner Augusto e Carlos Mangano e uma pintura a óleo sobre madeira de Maria Célia Mendonça.

3 comentários:

  1. Pró Adorei O Vídeo Renascimento ..
    Acheii Muito Interessante .. Pq fala sobre todas artes !

    Gosteii muito Mesmo ..
    Bjao !

    ResponderExcluir
  2. Impressionante como temos belissimas obras em nossas mãos e não damos valor. Perfeito, essa mistura ai de arte moderna não sei bem o certo, temmos que valorizar mais o temos

    ResponderExcluir
  3. Bom dia.
    Gostaria de falar sobre o trabalho de Maria Célia Mendonça. Por favor, poderia informar onde conseguimos o direito de publicar alguma obra dela?
    Precisamos de um contato para solicitar autorização.

    Muito obrigada.
    Aguardamos seu retorno.

    um abraço,

    mercedes Campos
    m.campos@cpb.com.br

    ResponderExcluir